EQUIPE E LIDERANÇA DOS RECURSOS HUMANOS
O trabalho em equipe, na modernidade administrativa em termos de gestão de pessoas, tornou-se de importância fundamental dentro do processo produtivo das organizações, tanto no alcance dos objetivos individuais como no dos objetivos grupais.
I- Na passagem do trabalho individual para o trabalho em equipe, o funcionário precisa aprender a cooperar com os outros, compartilhar informações, e confrontar diferenças.
II- O trabalho em equipe costuma tomar mais tempo e consumir mais recursos do que o trabalho individual, pois as equipes têm maiores demandas de comunicação, mais conflitos para serem administrados e mais reuniões para serem conduzidas.
III- As equipes eficazes têm membros comprometidos com um propósito comum, metas específicas da equipe, integrantes que acreditam na capacidade do grupo e um nível administrável de conflitos.
IV- O trabalho realizado pelas equipes eficazes oferece liberdade e autonomia, oportunidade para o aproveitamento de diferentes habilidades e talentos e a possibilidade de realizar parte de um todo em uma tarefa definida.
Das alternativas acima enumeradas, são corretas:
Todas as alternativas.
I, III e IV, apenas.
I e IV, apenas
II, III e IV, apenas
I, II e IV, apenas
Conforme seus estudos específicos do Capítulo 4 - Montagem de equipe e liderança, do livro Administração dos recursos humanos - Equipe e liderança dos recursos humanos, os autores mencionam que nas equipes de alto desempenho é necessário que seus membros possuam competências específicas tais como:
I - Conhecimento técnico.
II - Capacidade de tomar decisões.
III - Boa capacidade de ouvir.
IV - Dar Feedback.
V - Resolver conflitos.
Assinale a alternativa que corresponde às competências essências nas equipes da alto desempenho :
Todas as alternativas.
Apenas I e III.
Apenas II e V
Apenas I, III, IV
Apenas II e IV
Um dos benefícios dos programas de treinamento para uma equipe de trabalho é a melhora de auto eficácia dos colaboradores para atingir os objetivos individuais e organizacionais. Analise as afirmações a seguir referentes a esse tema e identifique as corretas.
I - O desenvolvimento de equipes é um meio de influenciar positivamente a auto eficácia por fazer com que os colaboradores se tornem mais dispostos a enfrentar as tarefas e atingir as metas da equipe de trabalho.
II - Pessoas com elevada eficácia respondem ao feedback negativo com menos determinação e motivação.
III - Colaboradores com elevado auto eficácia possuem fortes expectativas com relação às suas habilidades para ter um bom desempenho em situações novas e desafiadoras.
I, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
II, apenas.
Características de personalidade influenciam as relações humanas nas organizações de modo positivo ou negativo.
Sendo que personalidade refere-se aos padrões de comportamento persistentes e duráveis de um indivíduo, cria marcas no ambiente, e pode ser expressada em uma grande variedade de situações dentro da organização, indivíduos com personalidade forte, são julgados difíceis, por outros membros.
O que seria uma personalidade de fácil relacionamento?
Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
Pessoas com alto grau de conscientização tendem a procrastinar as tarefas complexas com regularidade, distribuindo-as aos outros membros do grupo.
Uma pessoa com personalidade afável é amigável e cooperativa. Ela possui traços de cortesia, confiabilidade, flexibilidade e tolerância.
As pessoas que tem alta abertura para a experiência possuem intelectos subdesenvolvidos e os traços associados a esses fatos incluem a introspecção e acanhamento, e as vezes uma dose de mau humor.
Os traços associados ao fator introversão incluem ser sociável, agregado, assertivo e ativo.
Algumas pessoas têm disposição para arriscar em situações de perigo para conseguir emoções. Pessoas com esse perfil são danosas para as organizações.
Na gestão participativa, podemos ressaltar a melhoria no processo de crescimento organizacional, baseado em ações voltadas para a equipe, que possibilitam o trabalho com maior sinergia em busca de resultados mais eficazes. Julgue as seguintes alternativas sobre o processo de Sinergia na equipe:
I - Compartilhar informações sobre as estratégias e resultados alcançados;
II- Desenvolver em conjunto com toda a equipe, a plano estratégico, no que tange, missão, visão e os objetivos da empresa;
III - Planejar e Desenhar projetos com o envolvimento de todos os colaboradores, para que conheçam os desafios propostos;
IV - Criar momentos para os colaboradores praticar o debate de ideias;
V - Realizar reuniões periódicas para acompanhamento do planejamento traçado;
Das alternativas acima enumeradas, são corretas:
I e II, apenas.
I, III e V, apenas.
Todas as afirmativas estão corretas.
II, III e IV, apenas.
I, II e V, apenas.
No capítulo 4 - Montagem de equipe e liderança, do livro Administração dos recursos humanos - Equipe e liderança dos recursos humanos, os autores mencionam que um grupo de trabalho é aquele que interage basicamente para compartilhar informações e tomar decisões para ajudar cada membro em seu desempenho na sua área de responsabilidade.
I) O desempenho do grupo é apenas a somatória das contribuições individuais de seus membros.
PORQUE
II) Os grupos de trabalho não têm necessidade nem oportunidade de se engajar em um trabalho coletivo que requeira esforço conjunto.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A liderança não é apenas um atributo de uma pessoa, é também um processo social complexo. Analise abaixo algumas considerações sobre o tema, atribua valores verdadeiro ( V ) ou falso ( F ) e assinale a alternativa que representa a seqüência correta de cima para baixo:
( ) A liderança envolve pessoas. Ela tem uma função dentro da administração, onde a pessoa que a desempenha, é responsável por um grupo.
( ) Um bom líder não deve conduzir as ações ou influenciar o comportamento de seus liderados.
( ) Os líderes precisam dirigir esforços do seu grupo para a realização dos objetivos.
O resultado correto da sequencia é:
V, V, F.
V, V, V.
F, F, V.
V, F, V.
F, V, F.
No capítulo 4 - Montagem de equipe e liderança, do livro Administração dos recursos humanos - Equipe e liderança dos recursos humanos, os autores descrevem quatro formas mais comuns de equipes encontradas nas organizações: soluções de problemas, autogerenciadas, multifuncional e virtual. As equipes autogerenciadas consistem em:
Grupos cujo desempenho é apenas a somatória das contribuições individuais de seus membros.
Grupos de colaboradores que realizam trabalhos relacionados ou interdependentes e assumem algumas responsabilidades que eram de seus antigos gestores.
Equipes constituídas por colaboradores do mesmo nível hierárquico, mas de diferentes setores da empresa, que se juntam para cumprir uma tarefa.
Grupos de colaboradores que se reúnem para discutir formas de melhorar a qualidade, eficiência e o ambiente de trabalho.
Equipes que utilizam a tecnologia da informática para reunir seus membros, fisicamente dispersos e permitir que atinjam um objetivo comum.
Pesquisas chegaram à conclusão de que, na prática, a maioria dos líderes exerce a liderança de três modos: a liderança autocrática; a liderança liberal e a liderança democrática.
Marque, dentre as alternativas a seguir, aquela que apresenta como o líder agiria, dentro de uma perspectiva de liderança democrática, em relação à divisão do trabalho.
As tarefas e a realização ficam por conta do grupo. O líder é omisso!
O líder divide de forma que somente os colaboradores trabalhem.
O líder determina a tarefa e quem vai realizá-la.
Não toma decisões a respeito deste tipo de situação.
A divisão das tarefas e sua execução são negociadas entre a equipe e o líder.
De acordo com a teoria das necessidades humanas, os motivos são forças internas que impulsionam e influenciam cada pessoa, determinando seus pensamentos e direcionando o seu comportamento frente às diversas situações da vida. Podemos completar esta ideia com as seguintes afirmações.
I) Para Maslow, as necessidades humanas estão arranjadas em uma pirâmide de importância e de influência no comportamento humano como, por exemplo: necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e auto realização.
II) Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os à ação.
III) Os motivos ou necessidades são pessoais e individuais, pois são determinados pelos fatores que formam a personalidade, pelos traços biológicos e psicológicos e pelas características adquiridas através da experiência pessoal e aprendizagem de cada pessoa.
IV) A motivação depende somente de fatores extrínsecos ao indivíduo como salário e promoções.
Está correto o que se afirma em:
Todas as alternativas.
I, III e IV, apenas.
I e IV, apenas
II, III e IV, apenas
I, II e IV, apenas
Conforme seus estudos específicos do Capítulo 4 - Montagem de equipe e liderança, do livro Administração dos recursos humanos - Equipe e liderança dos recursos humanos, os autores mencionam que nas equipes de alto desempenho é necessário que seus membros possuam competências específicas tais como:
I - Conhecimento técnico.
II - Capacidade de tomar decisões.
III - Boa capacidade de ouvir.
IV - Dar Feedback.
V - Resolver conflitos.
Assinale a alternativa que corresponde às competências essências nas equipes da alto desempenho :
Todas as alternativas.
Apenas I e III.
Apenas II e V
Apenas I, III, IV
Apenas II e IV
Um dos benefícios dos programas de treinamento para uma equipe de trabalho é a melhora de auto eficácia dos colaboradores para atingir os objetivos individuais e organizacionais. Analise as afirmações a seguir referentes a esse tema e identifique as corretas.
I - O desenvolvimento de equipes é um meio de influenciar positivamente a auto eficácia por fazer com que os colaboradores se tornem mais dispostos a enfrentar as tarefas e atingir as metas da equipe de trabalho.
II - Pessoas com elevada eficácia respondem ao feedback negativo com menos determinação e motivação.
III - Colaboradores com elevado auto eficácia possuem fortes expectativas com relação às suas habilidades para ter um bom desempenho em situações novas e desafiadoras.
I, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
II, apenas.
Características de personalidade influenciam as relações humanas nas organizações de modo positivo ou negativo.
Sendo que personalidade refere-se aos padrões de comportamento persistentes e duráveis de um indivíduo, cria marcas no ambiente, e pode ser expressada em uma grande variedade de situações dentro da organização, indivíduos com personalidade forte, são julgados difíceis, por outros membros.
O que seria uma personalidade de fácil relacionamento?
Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
Pessoas com alto grau de conscientização tendem a procrastinar as tarefas complexas com regularidade, distribuindo-as aos outros membros do grupo.
Uma pessoa com personalidade afável é amigável e cooperativa. Ela possui traços de cortesia, confiabilidade, flexibilidade e tolerância.
As pessoas que tem alta abertura para a experiência possuem intelectos subdesenvolvidos e os traços associados a esses fatos incluem a introspecção e acanhamento, e as vezes uma dose de mau humor.
Os traços associados ao fator introversão incluem ser sociável, agregado, assertivo e ativo.
Algumas pessoas têm disposição para arriscar em situações de perigo para conseguir emoções. Pessoas com esse perfil são danosas para as organizações.
Na gestão participativa, podemos ressaltar a melhoria no processo de crescimento organizacional, baseado em ações voltadas para a equipe, que possibilitam o trabalho com maior sinergia em busca de resultados mais eficazes. Julgue as seguintes alternativas sobre o processo de Sinergia na equipe:
I - Compartilhar informações sobre as estratégias e resultados alcançados;
II- Desenvolver em conjunto com toda a equipe, a plano estratégico, no que tange, missão, visão e os objetivos da empresa;
III - Planejar e Desenhar projetos com o envolvimento de todos os colaboradores, para que conheçam os desafios propostos;
IV - Criar momentos para os colaboradores praticar o debate de ideias;
V - Realizar reuniões periódicas para acompanhamento do planejamento traçado;
Das alternativas acima enumeradas, são corretas:
I e II, apenas.
I, III e V, apenas.
Todas as afirmativas estão corretas.
II, III e IV, apenas.
I, II e V, apenas.
No capítulo 4 - Montagem de equipe e liderança, do livro Administração dos recursos humanos - Equipe e liderança dos recursos humanos, os autores mencionam que um grupo de trabalho é aquele que interage basicamente para compartilhar informações e tomar decisões para ajudar cada membro em seu desempenho na sua área de responsabilidade.
I) O desempenho do grupo é apenas a somatória das contribuições individuais de seus membros.
PORQUE
II) Os grupos de trabalho não têm necessidade nem oportunidade de se engajar em um trabalho coletivo que requeira esforço conjunto.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A liderança não é apenas um atributo de uma pessoa, é também um processo social complexo. Analise abaixo algumas considerações sobre o tema, atribua valores verdadeiro ( V ) ou falso ( F ) e assinale a alternativa que representa a seqüência correta de cima para baixo:
( ) A liderança envolve pessoas. Ela tem uma função dentro da administração, onde a pessoa que a desempenha, é responsável por um grupo.
( ) Um bom líder não deve conduzir as ações ou influenciar o comportamento de seus liderados.
( ) Os líderes precisam dirigir esforços do seu grupo para a realização dos objetivos.
O resultado correto da sequencia é:
V, V, F.
V, V, V.
F, F, V.
V, F, V.
F, V, F.
No capítulo 4 - Montagem de equipe e liderança, do livro Administração dos recursos humanos - Equipe e liderança dos recursos humanos, os autores descrevem quatro formas mais comuns de equipes encontradas nas organizações: soluções de problemas, autogerenciadas, multifuncional e virtual. As equipes autogerenciadas consistem em:
Grupos cujo desempenho é apenas a somatória das contribuições individuais de seus membros.
Grupos de colaboradores que realizam trabalhos relacionados ou interdependentes e assumem algumas responsabilidades que eram de seus antigos gestores.
Equipes constituídas por colaboradores do mesmo nível hierárquico, mas de diferentes setores da empresa, que se juntam para cumprir uma tarefa.
Grupos de colaboradores que se reúnem para discutir formas de melhorar a qualidade, eficiência e o ambiente de trabalho.
Equipes que utilizam a tecnologia da informática para reunir seus membros, fisicamente dispersos e permitir que atinjam um objetivo comum.
Pesquisas chegaram à conclusão de que, na prática, a maioria dos líderes exerce a liderança de três modos: a liderança autocrática; a liderança liberal e a liderança democrática.
Marque, dentre as alternativas a seguir, aquela que apresenta como o líder agiria, dentro de uma perspectiva de liderança democrática, em relação à divisão do trabalho.
As tarefas e a realização ficam por conta do grupo. O líder é omisso!
O líder divide de forma que somente os colaboradores trabalhem.
O líder determina a tarefa e quem vai realizá-la.
Não toma decisões a respeito deste tipo de situação.
A divisão das tarefas e sua execução são negociadas entre a equipe e o líder.
De acordo com a teoria das necessidades humanas, os motivos são forças internas que impulsionam e influenciam cada pessoa, determinando seus pensamentos e direcionando o seu comportamento frente às diversas situações da vida. Podemos completar esta ideia com as seguintes afirmações.
I) Para Maslow, as necessidades humanas estão arranjadas em uma pirâmide de importância e de influência no comportamento humano como, por exemplo: necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e auto realização.
II) Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os à ação.
III) Os motivos ou necessidades são pessoais e individuais, pois são determinados pelos fatores que formam a personalidade, pelos traços biológicos e psicológicos e pelas características adquiridas através da experiência pessoal e aprendizagem de cada pessoa.
IV) A motivação depende somente de fatores extrínsecos ao indivíduo como salário e promoções.
Está correto o que se afirma em:
Todas as alternativas.
Apenas I e III.
Apenas II e V
Apenas I, III, IV
Apenas II e IV
Um dos benefícios dos programas de treinamento para uma equipe de trabalho é a melhora de auto eficácia dos colaboradores para atingir os objetivos individuais e organizacionais. Analise as afirmações a seguir referentes a esse tema e identifique as corretas.
I - O desenvolvimento de equipes é um meio de influenciar positivamente a auto eficácia por fazer com que os colaboradores se tornem mais dispostos a enfrentar as tarefas e atingir as metas da equipe de trabalho.
II - Pessoas com elevada eficácia respondem ao feedback negativo com menos determinação e motivação.
III - Colaboradores com elevado auto eficácia possuem fortes expectativas com relação às suas habilidades para ter um bom desempenho em situações novas e desafiadoras.
I, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
II, apenas.
Características de personalidade influenciam as relações humanas nas organizações de modo positivo ou negativo.
Sendo que personalidade refere-se aos padrões de comportamento persistentes e duráveis de um indivíduo, cria marcas no ambiente, e pode ser expressada em uma grande variedade de situações dentro da organização, indivíduos com personalidade forte, são julgados difíceis, por outros membros.
O que seria uma personalidade de fácil relacionamento?
Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
Pessoas com alto grau de conscientização tendem a procrastinar as tarefas complexas com regularidade, distribuindo-as aos outros membros do grupo.
Uma pessoa com personalidade afável é amigável e cooperativa. Ela possui traços de cortesia, confiabilidade, flexibilidade e tolerância.
As pessoas que tem alta abertura para a experiência possuem intelectos subdesenvolvidos e os traços associados a esses fatos incluem a introspecção e acanhamento, e as vezes uma dose de mau humor.
Os traços associados ao fator introversão incluem ser sociável, agregado, assertivo e ativo.
Algumas pessoas têm disposição para arriscar em situações de perigo para conseguir emoções. Pessoas com esse perfil são danosas para as organizações.
Na gestão participativa, podemos ressaltar a melhoria no processo de crescimento organizacional, baseado em ações voltadas para a equipe, que possibilitam o trabalho com maior sinergia em busca de resultados mais eficazes. Julgue as seguintes alternativas sobre o processo de Sinergia na equipe:
I - Compartilhar informações sobre as estratégias e resultados alcançados;
II- Desenvolver em conjunto com toda a equipe, a plano estratégico, no que tange, missão, visão e os objetivos da empresa;
III - Planejar e Desenhar projetos com o envolvimento de todos os colaboradores, para que conheçam os desafios propostos;
IV - Criar momentos para os colaboradores praticar o debate de ideias;
V - Realizar reuniões periódicas para acompanhamento do planejamento traçado;
Das alternativas acima enumeradas, são corretas:
I e II, apenas.
I, III e V, apenas.
Todas as afirmativas estão corretas.
II, III e IV, apenas.
I, II e V, apenas.
No capítulo 4 - Montagem de equipe e liderança, do livro Administração dos recursos humanos - Equipe e liderança dos recursos humanos, os autores mencionam que um grupo de trabalho é aquele que interage basicamente para compartilhar informações e tomar decisões para ajudar cada membro em seu desempenho na sua área de responsabilidade.
I) O desempenho do grupo é apenas a somatória das contribuições individuais de seus membros.
PORQUE
II) Os grupos de trabalho não têm necessidade nem oportunidade de se engajar em um trabalho coletivo que requeira esforço conjunto.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A liderança não é apenas um atributo de uma pessoa, é também um processo social complexo. Analise abaixo algumas considerações sobre o tema, atribua valores verdadeiro ( V ) ou falso ( F ) e assinale a alternativa que representa a seqüência correta de cima para baixo:
( ) A liderança envolve pessoas. Ela tem uma função dentro da administração, onde a pessoa que a desempenha, é responsável por um grupo.
( ) Um bom líder não deve conduzir as ações ou influenciar o comportamento de seus liderados.
( ) Os líderes precisam dirigir esforços do seu grupo para a realização dos objetivos.
O resultado correto da sequencia é:
V, V, F.
V, V, V.
F, F, V.
V, F, V.
F, V, F.
No capítulo 4 - Montagem de equipe e liderança, do livro Administração dos recursos humanos - Equipe e liderança dos recursos humanos, os autores descrevem quatro formas mais comuns de equipes encontradas nas organizações: soluções de problemas, autogerenciadas, multifuncional e virtual. As equipes autogerenciadas consistem em:
Grupos cujo desempenho é apenas a somatória das contribuições individuais de seus membros.
Grupos de colaboradores que realizam trabalhos relacionados ou interdependentes e assumem algumas responsabilidades que eram de seus antigos gestores.
Equipes constituídas por colaboradores do mesmo nível hierárquico, mas de diferentes setores da empresa, que se juntam para cumprir uma tarefa.
Grupos de colaboradores que se reúnem para discutir formas de melhorar a qualidade, eficiência e o ambiente de trabalho.
Equipes que utilizam a tecnologia da informática para reunir seus membros, fisicamente dispersos e permitir que atinjam um objetivo comum.
Pesquisas chegaram à conclusão de que, na prática, a maioria dos líderes exerce a liderança de três modos: a liderança autocrática; a liderança liberal e a liderança democrática.
Marque, dentre as alternativas a seguir, aquela que apresenta como o líder agiria, dentro de uma perspectiva de liderança democrática, em relação à divisão do trabalho.
As tarefas e a realização ficam por conta do grupo. O líder é omisso!
O líder divide de forma que somente os colaboradores trabalhem.
O líder determina a tarefa e quem vai realizá-la.
Não toma decisões a respeito deste tipo de situação.
A divisão das tarefas e sua execução são negociadas entre a equipe e o líder.
De acordo com a teoria das necessidades humanas, os motivos são forças internas que impulsionam e influenciam cada pessoa, determinando seus pensamentos e direcionando o seu comportamento frente às diversas situações da vida. Podemos completar esta ideia com as seguintes afirmações.
I) Para Maslow, as necessidades humanas estão arranjadas em uma pirâmide de importância e de influência no comportamento humano como, por exemplo: necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e auto realização.
II) Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os à ação.
III) Os motivos ou necessidades são pessoais e individuais, pois são determinados pelos fatores que formam a personalidade, pelos traços biológicos e psicológicos e pelas características adquiridas através da experiência pessoal e aprendizagem de cada pessoa.
IV) A motivação depende somente de fatores extrínsecos ao indivíduo como salário e promoções.
Está correto o que se afirma em:
I, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
II, apenas.
Características de personalidade influenciam as relações humanas nas organizações de modo positivo ou negativo.
Sendo que personalidade refere-se aos padrões de comportamento persistentes e duráveis de um indivíduo, cria marcas no ambiente, e pode ser expressada em uma grande variedade de situações dentro da organização, indivíduos com personalidade forte, são julgados difíceis, por outros membros.
O que seria uma personalidade de fácil relacionamento?
Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
Pessoas com alto grau de conscientização tendem a procrastinar as tarefas complexas com regularidade, distribuindo-as aos outros membros do grupo.
Uma pessoa com personalidade afável é amigável e cooperativa. Ela possui traços de cortesia, confiabilidade, flexibilidade e tolerância.
As pessoas que tem alta abertura para a experiência possuem intelectos subdesenvolvidos e os traços associados a esses fatos incluem a introspecção e acanhamento, e as vezes uma dose de mau humor.
Os traços associados ao fator introversão incluem ser sociável, agregado, assertivo e ativo.
Algumas pessoas têm disposição para arriscar em situações de perigo para conseguir emoções. Pessoas com esse perfil são danosas para as organizações.
Na gestão participativa, podemos ressaltar a melhoria no processo de crescimento organizacional, baseado em ações voltadas para a equipe, que possibilitam o trabalho com maior sinergia em busca de resultados mais eficazes. Julgue as seguintes alternativas sobre o processo de Sinergia na equipe:
I - Compartilhar informações sobre as estratégias e resultados alcançados;
II- Desenvolver em conjunto com toda a equipe, a plano estratégico, no que tange, missão, visão e os objetivos da empresa;
III - Planejar e Desenhar projetos com o envolvimento de todos os colaboradores, para que conheçam os desafios propostos;
IV - Criar momentos para os colaboradores praticar o debate de ideias;
V - Realizar reuniões periódicas para acompanhamento do planejamento traçado;
Das alternativas acima enumeradas, são corretas:
I e II, apenas.
I, III e V, apenas.
Todas as afirmativas estão corretas.
II, III e IV, apenas.
I, II e V, apenas.
No capítulo 4 - Montagem de equipe e liderança, do livro Administração dos recursos humanos - Equipe e liderança dos recursos humanos, os autores mencionam que um grupo de trabalho é aquele que interage basicamente para compartilhar informações e tomar decisões para ajudar cada membro em seu desempenho na sua área de responsabilidade.
I) O desempenho do grupo é apenas a somatória das contribuições individuais de seus membros.
PORQUE
II) Os grupos de trabalho não têm necessidade nem oportunidade de se engajar em um trabalho coletivo que requeira esforço conjunto.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A liderança não é apenas um atributo de uma pessoa, é também um processo social complexo. Analise abaixo algumas considerações sobre o tema, atribua valores verdadeiro ( V ) ou falso ( F ) e assinale a alternativa que representa a seqüência correta de cima para baixo:
( ) A liderança envolve pessoas. Ela tem uma função dentro da administração, onde a pessoa que a desempenha, é responsável por um grupo.
( ) Um bom líder não deve conduzir as ações ou influenciar o comportamento de seus liderados.
( ) Os líderes precisam dirigir esforços do seu grupo para a realização dos objetivos.
O resultado correto da sequencia é:
V, V, F.
V, V, V.
F, F, V.
V, F, V.
F, V, F.
No capítulo 4 - Montagem de equipe e liderança, do livro Administração dos recursos humanos - Equipe e liderança dos recursos humanos, os autores descrevem quatro formas mais comuns de equipes encontradas nas organizações: soluções de problemas, autogerenciadas, multifuncional e virtual. As equipes autogerenciadas consistem em:
Grupos cujo desempenho é apenas a somatória das contribuições individuais de seus membros.
Grupos de colaboradores que realizam trabalhos relacionados ou interdependentes e assumem algumas responsabilidades que eram de seus antigos gestores.
Equipes constituídas por colaboradores do mesmo nível hierárquico, mas de diferentes setores da empresa, que se juntam para cumprir uma tarefa.
Grupos de colaboradores que se reúnem para discutir formas de melhorar a qualidade, eficiência e o ambiente de trabalho.
Equipes que utilizam a tecnologia da informática para reunir seus membros, fisicamente dispersos e permitir que atinjam um objetivo comum.
Pesquisas chegaram à conclusão de que, na prática, a maioria dos líderes exerce a liderança de três modos: a liderança autocrática; a liderança liberal e a liderança democrática.
Marque, dentre as alternativas a seguir, aquela que apresenta como o líder agiria, dentro de uma perspectiva de liderança democrática, em relação à divisão do trabalho.
As tarefas e a realização ficam por conta do grupo. O líder é omisso!
O líder divide de forma que somente os colaboradores trabalhem.
O líder determina a tarefa e quem vai realizá-la.
Não toma decisões a respeito deste tipo de situação.
A divisão das tarefas e sua execução são negociadas entre a equipe e o líder.
De acordo com a teoria das necessidades humanas, os motivos são forças internas que impulsionam e influenciam cada pessoa, determinando seus pensamentos e direcionando o seu comportamento frente às diversas situações da vida. Podemos completar esta ideia com as seguintes afirmações.
I) Para Maslow, as necessidades humanas estão arranjadas em uma pirâmide de importância e de influência no comportamento humano como, por exemplo: necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e auto realização.
II) Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os à ação.
III) Os motivos ou necessidades são pessoais e individuais, pois são determinados pelos fatores que formam a personalidade, pelos traços biológicos e psicológicos e pelas características adquiridas através da experiência pessoal e aprendizagem de cada pessoa.
IV) A motivação depende somente de fatores extrínsecos ao indivíduo como salário e promoções.
Está correto o que se afirma em:
O que seria uma personalidade de fácil relacionamento?
Pessoas com alto grau de conscientização tendem a procrastinar as tarefas complexas com regularidade, distribuindo-as aos outros membros do grupo.
Uma pessoa com personalidade afável é amigável e cooperativa. Ela possui traços de cortesia, confiabilidade, flexibilidade e tolerância.
As pessoas que tem alta abertura para a experiência possuem intelectos subdesenvolvidos e os traços associados a esses fatos incluem a introspecção e acanhamento, e as vezes uma dose de mau humor.
Os traços associados ao fator introversão incluem ser sociável, agregado, assertivo e ativo.
Algumas pessoas têm disposição para arriscar em situações de perigo para conseguir emoções. Pessoas com esse perfil são danosas para as organizações.
Na gestão participativa, podemos ressaltar a melhoria no processo de crescimento organizacional, baseado em ações voltadas para a equipe, que possibilitam o trabalho com maior sinergia em busca de resultados mais eficazes. Julgue as seguintes alternativas sobre o processo de Sinergia na equipe:
I - Compartilhar informações sobre as estratégias e resultados alcançados;
II- Desenvolver em conjunto com toda a equipe, a plano estratégico, no que tange, missão, visão e os objetivos da empresa;
III - Planejar e Desenhar projetos com o envolvimento de todos os colaboradores, para que conheçam os desafios propostos;
IV - Criar momentos para os colaboradores praticar o debate de ideias;
V - Realizar reuniões periódicas para acompanhamento do planejamento traçado;
Das alternativas acima enumeradas, são corretas:
I e II, apenas.
I, III e V, apenas.
Todas as afirmativas estão corretas.
II, III e IV, apenas.
I, II e V, apenas.
No capítulo 4 - Montagem de equipe e liderança, do livro Administração dos recursos humanos - Equipe e liderança dos recursos humanos, os autores mencionam que um grupo de trabalho é aquele que interage basicamente para compartilhar informações e tomar decisões para ajudar cada membro em seu desempenho na sua área de responsabilidade.
I) O desempenho do grupo é apenas a somatória das contribuições individuais de seus membros.
PORQUE
II) Os grupos de trabalho não têm necessidade nem oportunidade de se engajar em um trabalho coletivo que requeira esforço conjunto.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A liderança não é apenas um atributo de uma pessoa, é também um processo social complexo. Analise abaixo algumas considerações sobre o tema, atribua valores verdadeiro ( V ) ou falso ( F ) e assinale a alternativa que representa a seqüência correta de cima para baixo:
( ) A liderança envolve pessoas. Ela tem uma função dentro da administração, onde a pessoa que a desempenha, é responsável por um grupo.
( ) Um bom líder não deve conduzir as ações ou influenciar o comportamento de seus liderados.
( ) Os líderes precisam dirigir esforços do seu grupo para a realização dos objetivos.
O resultado correto da sequencia é:
V, V, F.
V, V, V.
F, F, V.
V, F, V.
F, V, F.
No capítulo 4 - Montagem de equipe e liderança, do livro Administração dos recursos humanos - Equipe e liderança dos recursos humanos, os autores descrevem quatro formas mais comuns de equipes encontradas nas organizações: soluções de problemas, autogerenciadas, multifuncional e virtual. As equipes autogerenciadas consistem em:
Grupos cujo desempenho é apenas a somatória das contribuições individuais de seus membros.
Grupos de colaboradores que realizam trabalhos relacionados ou interdependentes e assumem algumas responsabilidades que eram de seus antigos gestores.
Equipes constituídas por colaboradores do mesmo nível hierárquico, mas de diferentes setores da empresa, que se juntam para cumprir uma tarefa.
Grupos de colaboradores que se reúnem para discutir formas de melhorar a qualidade, eficiência e o ambiente de trabalho.
Equipes que utilizam a tecnologia da informática para reunir seus membros, fisicamente dispersos e permitir que atinjam um objetivo comum.
Pesquisas chegaram à conclusão de que, na prática, a maioria dos líderes exerce a liderança de três modos: a liderança autocrática; a liderança liberal e a liderança democrática.
Marque, dentre as alternativas a seguir, aquela que apresenta como o líder agiria, dentro de uma perspectiva de liderança democrática, em relação à divisão do trabalho.
As tarefas e a realização ficam por conta do grupo. O líder é omisso!
O líder divide de forma que somente os colaboradores trabalhem.
O líder determina a tarefa e quem vai realizá-la.
Não toma decisões a respeito deste tipo de situação.
A divisão das tarefas e sua execução são negociadas entre a equipe e o líder.
De acordo com a teoria das necessidades humanas, os motivos são forças internas que impulsionam e influenciam cada pessoa, determinando seus pensamentos e direcionando o seu comportamento frente às diversas situações da vida. Podemos completar esta ideia com as seguintes afirmações.
I) Para Maslow, as necessidades humanas estão arranjadas em uma pirâmide de importância e de influência no comportamento humano como, por exemplo: necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e auto realização.
II) Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os à ação.
III) Os motivos ou necessidades são pessoais e individuais, pois são determinados pelos fatores que formam a personalidade, pelos traços biológicos e psicológicos e pelas características adquiridas através da experiência pessoal e aprendizagem de cada pessoa.
IV) A motivação depende somente de fatores extrínsecos ao indivíduo como salário e promoções.
Está correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
I, III e V, apenas.
Todas as afirmativas estão corretas.
II, III e IV, apenas.
I, II e V, apenas.
No capítulo 4 - Montagem de equipe e liderança, do livro Administração dos recursos humanos - Equipe e liderança dos recursos humanos, os autores mencionam que um grupo de trabalho é aquele que interage basicamente para compartilhar informações e tomar decisões para ajudar cada membro em seu desempenho na sua área de responsabilidade.
I) O desempenho do grupo é apenas a somatória das contribuições individuais de seus membros.
PORQUE
II) Os grupos de trabalho não têm necessidade nem oportunidade de se engajar em um trabalho coletivo que requeira esforço conjunto.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A liderança não é apenas um atributo de uma pessoa, é também um processo social complexo. Analise abaixo algumas considerações sobre o tema, atribua valores verdadeiro ( V ) ou falso ( F ) e assinale a alternativa que representa a seqüência correta de cima para baixo:
( ) A liderança envolve pessoas. Ela tem uma função dentro da administração, onde a pessoa que a desempenha, é responsável por um grupo.
( ) Um bom líder não deve conduzir as ações ou influenciar o comportamento de seus liderados.
( ) Os líderes precisam dirigir esforços do seu grupo para a realização dos objetivos.
O resultado correto da sequencia é:
V, V, F.
V, V, V.
F, F, V.
V, F, V.
F, V, F.
No capítulo 4 - Montagem de equipe e liderança, do livro Administração dos recursos humanos - Equipe e liderança dos recursos humanos, os autores descrevem quatro formas mais comuns de equipes encontradas nas organizações: soluções de problemas, autogerenciadas, multifuncional e virtual. As equipes autogerenciadas consistem em:
Grupos cujo desempenho é apenas a somatória das contribuições individuais de seus membros.
Grupos de colaboradores que realizam trabalhos relacionados ou interdependentes e assumem algumas responsabilidades que eram de seus antigos gestores.
Equipes constituídas por colaboradores do mesmo nível hierárquico, mas de diferentes setores da empresa, que se juntam para cumprir uma tarefa.
Grupos de colaboradores que se reúnem para discutir formas de melhorar a qualidade, eficiência e o ambiente de trabalho.
Equipes que utilizam a tecnologia da informática para reunir seus membros, fisicamente dispersos e permitir que atinjam um objetivo comum.
Pesquisas chegaram à conclusão de que, na prática, a maioria dos líderes exerce a liderança de três modos: a liderança autocrática; a liderança liberal e a liderança democrática.
Marque, dentre as alternativas a seguir, aquela que apresenta como o líder agiria, dentro de uma perspectiva de liderança democrática, em relação à divisão do trabalho.
As tarefas e a realização ficam por conta do grupo. O líder é omisso!
O líder divide de forma que somente os colaboradores trabalhem.
O líder determina a tarefa e quem vai realizá-la.
Não toma decisões a respeito deste tipo de situação.
A divisão das tarefas e sua execução são negociadas entre a equipe e o líder.
De acordo com a teoria das necessidades humanas, os motivos são forças internas que impulsionam e influenciam cada pessoa, determinando seus pensamentos e direcionando o seu comportamento frente às diversas situações da vida. Podemos completar esta ideia com as seguintes afirmações.
I) Para Maslow, as necessidades humanas estão arranjadas em uma pirâmide de importância e de influência no comportamento humano como, por exemplo: necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e auto realização.
II) Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os à ação.
III) Os motivos ou necessidades são pessoais e individuais, pois são determinados pelos fatores que formam a personalidade, pelos traços biológicos e psicológicos e pelas características adquiridas através da experiência pessoal e aprendizagem de cada pessoa.
IV) A motivação depende somente de fatores extrínsecos ao indivíduo como salário e promoções.
Está correto o que se afirma em:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A liderança não é apenas um atributo de uma pessoa, é também um processo social complexo. Analise abaixo algumas considerações sobre o tema, atribua valores verdadeiro ( V ) ou falso ( F ) e assinale a alternativa que representa a seqüência correta de cima para baixo:
( ) A liderança envolve pessoas. Ela tem uma função dentro da administração, onde a pessoa que a desempenha, é responsável por um grupo.
( ) Um bom líder não deve conduzir as ações ou influenciar o comportamento de seus liderados.
( ) Os líderes precisam dirigir esforços do seu grupo para a realização dos objetivos.
O resultado correto da sequencia é:
V, V, F.
V, V, V.
F, F, V.
V, F, V.
F, V, F.
No capítulo 4 - Montagem de equipe e liderança, do livro Administração dos recursos humanos - Equipe e liderança dos recursos humanos, os autores descrevem quatro formas mais comuns de equipes encontradas nas organizações: soluções de problemas, autogerenciadas, multifuncional e virtual. As equipes autogerenciadas consistem em:
Grupos cujo desempenho é apenas a somatória das contribuições individuais de seus membros.
Grupos de colaboradores que realizam trabalhos relacionados ou interdependentes e assumem algumas responsabilidades que eram de seus antigos gestores.
Equipes constituídas por colaboradores do mesmo nível hierárquico, mas de diferentes setores da empresa, que se juntam para cumprir uma tarefa.
Grupos de colaboradores que se reúnem para discutir formas de melhorar a qualidade, eficiência e o ambiente de trabalho.
Equipes que utilizam a tecnologia da informática para reunir seus membros, fisicamente dispersos e permitir que atinjam um objetivo comum.
Pesquisas chegaram à conclusão de que, na prática, a maioria dos líderes exerce a liderança de três modos: a liderança autocrática; a liderança liberal e a liderança democrática.
Marque, dentre as alternativas a seguir, aquela que apresenta como o líder agiria, dentro de uma perspectiva de liderança democrática, em relação à divisão do trabalho.
As tarefas e a realização ficam por conta do grupo. O líder é omisso!
O líder divide de forma que somente os colaboradores trabalhem.
O líder determina a tarefa e quem vai realizá-la.
Não toma decisões a respeito deste tipo de situação.
A divisão das tarefas e sua execução são negociadas entre a equipe e o líder.
De acordo com a teoria das necessidades humanas, os motivos são forças internas que impulsionam e influenciam cada pessoa, determinando seus pensamentos e direcionando o seu comportamento frente às diversas situações da vida. Podemos completar esta ideia com as seguintes afirmações.
I) Para Maslow, as necessidades humanas estão arranjadas em uma pirâmide de importância e de influência no comportamento humano como, por exemplo: necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e auto realização.
II) Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os à ação.
III) Os motivos ou necessidades são pessoais e individuais, pois são determinados pelos fatores que formam a personalidade, pelos traços biológicos e psicológicos e pelas características adquiridas através da experiência pessoal e aprendizagem de cada pessoa.
IV) A motivação depende somente de fatores extrínsecos ao indivíduo como salário e promoções.
Está correto o que se afirma em:
A liderança não é apenas um atributo de uma pessoa, é também um processo social complexo. Analise abaixo algumas considerações sobre o tema, atribua valores verdadeiro ( V ) ou falso ( F ) e assinale a alternativa que representa a seqüência correta de cima para baixo:
( ) A liderança envolve pessoas. Ela tem uma função dentro da administração, onde a pessoa que a desempenha, é responsável por um grupo.
( ) Um bom líder não deve conduzir as ações ou influenciar o comportamento de seus liderados.
( ) Os líderes precisam dirigir esforços do seu grupo para a realização dos objetivos.
O resultado correto da sequencia é:
V, V, F.
V, V, V.
F, F, V.
V, F, V.
F, V, F.
No capítulo 4 - Montagem de equipe e liderança, do livro Administração dos recursos humanos - Equipe e liderança dos recursos humanos, os autores descrevem quatro formas mais comuns de equipes encontradas nas organizações: soluções de problemas, autogerenciadas, multifuncional e virtual. As equipes autogerenciadas consistem em:
Grupos cujo desempenho é apenas a somatória das contribuições individuais de seus membros.
Grupos de colaboradores que realizam trabalhos relacionados ou interdependentes e assumem algumas responsabilidades que eram de seus antigos gestores.
Equipes constituídas por colaboradores do mesmo nível hierárquico, mas de diferentes setores da empresa, que se juntam para cumprir uma tarefa.
Grupos de colaboradores que se reúnem para discutir formas de melhorar a qualidade, eficiência e o ambiente de trabalho.
Equipes que utilizam a tecnologia da informática para reunir seus membros, fisicamente dispersos e permitir que atinjam um objetivo comum.
Pesquisas chegaram à conclusão de que, na prática, a maioria dos líderes exerce a liderança de três modos: a liderança autocrática; a liderança liberal e a liderança democrática.
Marque, dentre as alternativas a seguir, aquela que apresenta como o líder agiria, dentro de uma perspectiva de liderança democrática, em relação à divisão do trabalho.
As tarefas e a realização ficam por conta do grupo. O líder é omisso!
O líder divide de forma que somente os colaboradores trabalhem.
O líder determina a tarefa e quem vai realizá-la.
Não toma decisões a respeito deste tipo de situação.
A divisão das tarefas e sua execução são negociadas entre a equipe e o líder.
De acordo com a teoria das necessidades humanas, os motivos são forças internas que impulsionam e influenciam cada pessoa, determinando seus pensamentos e direcionando o seu comportamento frente às diversas situações da vida. Podemos completar esta ideia com as seguintes afirmações.
I) Para Maslow, as necessidades humanas estão arranjadas em uma pirâmide de importância e de influência no comportamento humano como, por exemplo: necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e auto realização.
II) Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os à ação.
III) Os motivos ou necessidades são pessoais e individuais, pois são determinados pelos fatores que formam a personalidade, pelos traços biológicos e psicológicos e pelas características adquiridas através da experiência pessoal e aprendizagem de cada pessoa.
IV) A motivação depende somente de fatores extrínsecos ao indivíduo como salário e promoções.
Está correto o que se afirma em:
Grupos cujo desempenho é apenas a somatória das contribuições individuais de seus membros.
Grupos de colaboradores que realizam trabalhos relacionados ou interdependentes e assumem algumas responsabilidades que eram de seus antigos gestores.
Equipes constituídas por colaboradores do mesmo nível hierárquico, mas de diferentes setores da empresa, que se juntam para cumprir uma tarefa.
Grupos de colaboradores que se reúnem para discutir formas de melhorar a qualidade, eficiência e o ambiente de trabalho.
Equipes que utilizam a tecnologia da informática para reunir seus membros, fisicamente dispersos e permitir que atinjam um objetivo comum.
Pesquisas chegaram à conclusão de que, na prática, a maioria dos líderes exerce a liderança de três modos: a liderança autocrática; a liderança liberal e a liderança democrática.
Marque, dentre as alternativas a seguir, aquela que apresenta como o líder agiria, dentro de uma perspectiva de liderança democrática, em relação à divisão do trabalho.
As tarefas e a realização ficam por conta do grupo. O líder é omisso!
O líder divide de forma que somente os colaboradores trabalhem.
O líder determina a tarefa e quem vai realizá-la.
Não toma decisões a respeito deste tipo de situação.
A divisão das tarefas e sua execução são negociadas entre a equipe e o líder.
De acordo com a teoria das necessidades humanas, os motivos são forças internas que impulsionam e influenciam cada pessoa, determinando seus pensamentos e direcionando o seu comportamento frente às diversas situações da vida. Podemos completar esta ideia com as seguintes afirmações.
I) Para Maslow, as necessidades humanas estão arranjadas em uma pirâmide de importância e de influência no comportamento humano como, por exemplo: necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e auto realização.
II) Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os à ação.
III) Os motivos ou necessidades são pessoais e individuais, pois são determinados pelos fatores que formam a personalidade, pelos traços biológicos e psicológicos e pelas características adquiridas através da experiência pessoal e aprendizagem de cada pessoa.
IV) A motivação depende somente de fatores extrínsecos ao indivíduo como salário e promoções.
Está correto o que se afirma em:
As tarefas e a realização ficam por conta do grupo. O líder é omisso!
O líder divide de forma que somente os colaboradores trabalhem.
O líder determina a tarefa e quem vai realizá-la.
Não toma decisões a respeito deste tipo de situação.
A divisão das tarefas e sua execução são negociadas entre a equipe e o líder.